Boa Energia nas Escolas

Projeto Boa Energia nas Escolas

Curso de Capacitação Online

O curso online do Projeto Boa Energia nas Escolas é uma realização da EDP Distribuição São Paulo (EDP SP), dentro das ações do Programa de Eficiência Energética, regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e tem como objetivo principal instrumentalizar o corpo docente das escolas municipais da rede básica de ensino para desenvolverem a temática da eficiência energéticas nas escolas.

O curso de capacitação é um facilitador para disseminar o tema eficiência energética em sala de aula, por meio da disponibilização de um vasto material de apoio com abordagens, sugestões de práticas pedagógicas e games, os quais irão ajudam os professores do ensino fundamental a integrar os conceitos de eficiência energética e consumo consciente ao currículo escolar.

Os cursos online do Projeto Boa Energia nas Escolas, de formação à distância para educadores, são gratuitos e desenvolvidos em módulos que abordam os temas relacionados ao universo da energia: Como seria o mundo sem energia? O que é eficiência energética? Quais são as fontes de energia e suas diversas formas?

Disponível em versão digital, a metodologia do curso é passível de ser trabalhada no formato remoto e à distância. Integrado a temática ao currículo escolar e alinhados às habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), o curso contempla os seguintes tópicos: conceitos e contextos energéticos; eficiência energética; recursos energéticos; formas de energia e conversões; cadeias e sistemas energéticos; ações de consumo de energia; matrizes energéticas; conservação de energia e desenvolvimento sustentável; visão de futuro e avaliação final.

Ao final do curso, o educador será capaz de:

  • Utilizar os materiais de apoio na sua prática criativa.
  • Relacionar âmbitos para promover diálogos e mobilização dos alunos.
  • Identificar interesses e definir conteúdo a ser considerado em suas práticas.
  • Promover estratégias e ações sobre o tema no ambiente escolar.

Objetivos Gerais:

  • Apresentar as potencialidades do Projeto Boa Energia nas Escolas em práticas de mobilização;
  • Integrar a temática Energia e Eficiência Energética ao currículo escolar, para os alunos do ensino fundamental;
  • Incentivar atitudes de consumo consciente de energia e sustentabilidade.

Objetivos Específicos:

  • Explorar os materiais de apoio e atividades educacionais na prática criativa;
  • Mapear iniciativas para promover diálogos e mobilização de grupos;
  • Experimentar a metodologia e as suas possibilidades de uso no ambiente escolar;
  • Aprofundar conceitos relacionados à energia e eficiência energética;
  • Mapear oportunidades para promover estratégias e ações que favoreçam a aprendizagem interativa, contextualizada e transdisciplinar sobre energia.

Para atuar na educação básica, o Projeto Boa Energia nas Escolas adota os princípios e metodologia do Procel Educação, o qual aborda a educação para a eficiência energética, envolvendo os elementos energia, meio ambiente e sustentabilidade, numa interlocução com a educação ambiental, cidadania e ética.

Desta forma, a estruturação dos Cursos de Capacitação utiliza os materiais didáticos e/ou paradidáticos que abordam o tema energia de forma transversal, como é sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais do MEC, em disciplinas como História, Física, Português e Geografia. São eles:


– “A natureza da paisagem: energia, recurso da vida”, coleção desenvolvida em parceria com o CIMA.

A coleção “A natureza da paisagem: energia, recurso da vida” é composta por cadernos didáticos específicos para os vários segmentos de ensino e é aplicada por meio de metodologia própria de capacitação, monitoramento e avaliação.


– “Energia que transforma”, kit de materiais desenvolvido em parceria com a Fundação Roberto Marinho / Canal Futura.

O Projeto Energia que transforma é uma realização da Eletrobras, desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, e tem por objetivo contribuir para o avanço da eficiência energética no país, por meio de iniciativas educacionais, em diferentes setores, que estimulem o uso eficiente e sustentável dos recursos energéticos.

O objetivo é propiciar uma experiência multimídia, inter/transdisciplinar, abrindo amplas discussões sobre o tema da eficiência energética em espaços educativos e comunitários, é um dos objetivos da metodologia e dos conteúdos dos materiais pedagógicos do kit “Energia que Transforma”. É direcionado para educadores e lideranças comunitárias, alunos do segundo segmento do ensino fundamental e de ensino médio. Inclui séries televisivas, game, livros e outros recursos, sendo que aqui estão disponíveis os arquivos de áudio (podcast “Alô, João”), de texto (três publicações), linha do tempo e o tutorial do game.

O Procel Educação tem como objetivo agregar ao processo educativo formal do país informações complementares aos programas de ensino, com vistas à difusão das medidas de conservação de energia entre professores e estudantes.

  • Educação básica (Procel nas Escolas): tem como objetivo a capacitação de professores e/ou orientadores da educação básica das redes públicas e privadas do país, para serem os multiplicadores das ações do uso eficiente de energia no combate ao desperdício de energia junto aos alunos. Para essa finalidade, o Procel disponibiliza, em meio digital, os materiais didáticos “A natureza da paisagem – energia, recurso da vida” e “Energia que transforma”, ambas com foco na mudança de hábitos.

Fonte: Apresentação (procel.gov.br)